Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Técnicos de farmácia “perfeitamente aptos” para realizar novos testes

O Ministério da Saúde autorizou por despacho, na semana passada, a realização de testes do VIH e das hepatites B e C nas farmácias. Bastonário da Ordem dos Médicos quer que sejam apenas os farmacêuticos a fazer os rastreios.

A Associação Portuguesa de Licenciados em Farmácia refere que os técnicos de farmácia estão “perfeitamente aptos” a realizar testes de rastreio ao VIH e às hepatites B e C nas farmácias, salvaguardando a confidencialidade e o sigilo necessários. Na segunda-feira da semana passada foi publicado em Diário da República um despacho que abre caminho à realização de novos testes de rastreio nas farmácias.

O presidente da Associação de Licenciados em Farmácia, João Joaquim, lembra que os técnicos de farmácia “são formados em instituições de Ensino Superior, numa licenciatura de quatro anos” e que conhecem o seu nível de responsabilidade civil e profissional, bem como o respeito pelo sigilo e confidencialidade. João Joaquim entende que os técnicos estão preparados para a realização dos novos testes nas farmácias, embora reconheça que é necessária formação adicional, quer para técnicos quer para farmacêuticos.

Ler na íntegra aqui.

Fonte: Público

Leave a Comment

Scroll to Top