15 nov 2024
Publicação de relatórios
Encontram-se atualizados no site do Infarmed os relatórios de monitorização do mercado de medicamentos em meio ambulatório, hospitalar e MNSRM até setembro de 2024.
Destaca-se o aumento da acessibilidade ao medicamento, com mais 4,1% de embalagens dispensadas em farmácia comunitária, num total de 143 milhões de embalagens. Também ao nível das Unidades Locais de Saúde e Institutos Portugueses de Oncologia, o número de unidades consumidas apresenta uma tendência de crescimento, com mais 13% até setembro 2024.
A tendência de aumento da quota de utilização de medicamentos genéricos em meio ambulatório atingiu um máximo de 52,1% em unidades dispensadas nas farmácias comunitárias. Os medicamentos anticoagulantes foram a classe de medicamentos com maior contributo neste aumento.
A utilização de medicamentos biossimilares em meio hospitalar continua a aumentar, tendo atingindo os 78,7% nos primeiros nove meses de 2024, o valor mais elevado registado em 2024. As substâncias ativas Filgrastim, Pegfilgrastim e Infliximab ocupam o top 3, os dois primeiros com uma quota de utilização de 100%. Destaque ainda para o início da utilização de biossimilares de Ustecinumab nos hospitais do SNS.
Relativamente aos medicamentos não sujeitos a receita médica dispensados fora das farmácias, observa-se também um aumento do número de embalagens dispensadas de 12,5% até setembro 2024. Os analgésicos e antipiréticos continuam a ser a classe terapêutica mais vendida.