Programa piloto de aconselhamento científico para dispositivos médicos órfãos: EMA convida à submissão de pedidos – Notícias

15 abr 2025

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), que tem desde 1 de março de 2022 a seu cargo o Secretariado do Painel de Peritos União Europeia para dispositivos médicos, convida os fabricantes de dispositivos médicos de elevado risco e os organismos notificados a efetuarem a sua candidatura ao programa-piloto de apoio a dispositivos médicos órfãos.

O objetivo deste programa é poder disponibilizar aconselhamento científico gratuito quanto ao possível estatuto de “dispositivo órfão” e quanto à avaliação clínica de dispositivos médicos órfãos. Este programa está alinhado com o disposto no artigo 61.º, n.º 2, do Regulamento (UE) 2017/745 relativo aos dispositivos médicos.

Enquanto apoio para determinar se um dispositivo médico ou um acessório de um dispositivo médico pode ser considerado, ou não, como “órfão”, poderá ser consultada a guidance MDCG 2024-10 Clinical evaluation of orphan medical devices. Este documento também orienta os fabricantes e organismos notificados na aplicação de aspetos relevantes a considerar na avaliação clínica dos dispositivos órfãos que requerem evidência baseada em dados clínicos para demonstrar a conformidade com o regulamento.

Adicionalmente, para apoiar aos fabricantes e aos organismos notificados, a EMA disponibiliza um guia detalhado com instruções passo a passo, modelos de documentos e prazos aplicáveis ao longo do ano.

Entretanto continua a decorrer o projeto-piloto de aconselhamento científico no contexto da estratégia e avaliação clínica para determinados dispositivos de elevado risco, iniciado em fevereiro de 2023, cujo relatório intercalar foi recentemente publicado, conforme notícia divulgada no site do Infarmed.

Link da fonte

Scroll to Top