Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Políticas de Saúde Locais discutidas no Congresso da OF

Durante a conferência subordinada ao tema “Políticas de Saúde Locais”, o Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, destacou a importância do reforço da relação entre as estruturas de saúde e o poder locar por forma a maximizar a resposta às necessidades das populações. A conferência decorreu no passado dia 28 de Novembro, no âmbito do Congresso Nacional da Ordem dos Farmacêuticos.

O governante deu como exemplo a possibilidade da criação de um modelo de postos farmacêuticos em locais onde existem farmácias com processos de transferência para os centros urbanos. Deste modo, ao permitir a instalação destes postos, poder-se-ia manter a acessibilidade à medicação sujeita a receita médica e, paralelamente, permitir a sustentabilidade da própria farmácia, cuja mudança de localização se deve, muitas vezes, a motivos financeiros.

Por outro lado, o ex-autarca sublinhou a importância de se criarem sinergias entre o poder local e as farmácias para a distribuição de medicamentos, nomeadamente junto das populações mais vulneráveis.

A conferência contou ainda com a participação de João Rodrigues, em representação da Administração Regional de Saúde do Centro, Manuela Calado, em representação da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e de Andreia Pinto Ferreira, Coordenadora-Geral da Ser+.

Scroll to Top