Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Plano Nacional de Saúde 2030

Foi recentemente publicado em Diário da República, o Plano Nacional de Saúde 2030 (PNS 2030), com o objetivo de promover o acesso aos cuidados de saúde e redução de riscos para a próxima década.

O plano reflete, entre outras prioridades, a proteção ativa das populações que vivem em situação de maior vulnerabilidade e caminhar na eliminação de todas as mortes preveníveis e prematuras, em particular as relacionadas com o cancro e as doenças cerebrocardiovasculares.

O PNS 2030 recorda o diagnóstico da situação de saúde nacional assim como enumera também fatores importantes de preciso contrariar como é o caso da alimentação inadequada, a inatividade física e o excesso de peso, entre outros.

De acordo com o diploma, a elaboração e execução do PNS 2030 é assegurada pela Direção-Geral da Saúde, que coordena, a nível nacional, a definição e o desenvolvimento de programas de saúde, com base num sistema integrado de informação, articulando com os restantes serviços e organismos do sistema de saúde

O Governo aprovou em maio deste ano o PNS 2030, que centra a ação do Estado em cinco prioridades com vista à promoção do acesso aos cuidados de saúde e redução de riscos. Entre estas estão a redução das desigualdades em saúde; a promoção do desenvolvimento de comportamentos, culturas e comunidades saudáveis ou a redução da carga de doenças transmissíveis e não transmissíveis.

Saiba mais aqui.

Leave a Comment

Scroll to Top