Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

OE 2023: AFP congratula reconhecimento dos serviços de proximidade

É com grande satisfação que a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) vê a inclusão, na proposta de Orçamento do Estado para 2023 para a Saúde, de medidas que reforçam a parceria entre as farmácias e o SNS.

Em concreto, a possibilidade da renovação automática da prescrição para os doentes crónicos nas farmácias comunitárias, que permite a estes utentes terem acesso à sua medicação de forma mais rápida e cómoda, contribuindo ainda para o descongestionamento dos serviços de saúde primários.

Também a entrega de medicamentos hospitalares nas farmácias comunitárias, realizada a título excecional durante a pandemia, assume-se como um importante contributo para os utentes que assim deixam de necessitar de se deslocar aos hospitais para receberem a sua medicação.

Há muito que a AFP tem vindo a defender a disponibilização destes dois serviços nas farmácias comunitárias, nomeadamente junto dos diferentes Governos, à semelhança de um conjunto de outras medidas que permitiriam aumentar as respostas em saúde à população portuguesa.

Em linha com o que tem acontecido até à data, a AFP está disponível para colaborar com o Governo e os diferentes stakeholders da Saúde no sentido de operacionalizar estas medidas, contribuindo para a criação de metodologias claras e eficazes.

Scroll to Top