18 dez 2024
O Infarmed acolheu, na manhã de 13 de dezembro, a segunda sessão do ciclo “Manhãs Transformativas”, dedicada ao tema “A Transformação das Autoridades de Regulação de Medicamentos”. Este evento, realizado através da plataforma Webex, reuniu mais de centena e meia de colaboradores e destacou os desafios e oportunidades trazidos pela transformação digital no setor regulatório dos medicamentos e produtos de saúde.
O início da sessão foi protagonizado por Joaquim Berenguer Jornet, AI Implementation Lead & Digital Strategy Solutions na Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês). Representando a Task Force de Transformação Digital da EMA, Berenguer Jornet detalhou os esforços da agência europeia rumo à transformação digital.
A sua apresentação abordou o impacto das novas tecnologias na simplificação de processos regulatórios e na criação de valor, com particular foco na aplicação de inteligência artificial. Destacou, ainda, os avanços na estratégia digital da EMA, que visa modernizar sistemas, otimizar fluxos de trabalho e assegurar uma gestão mais eficiente dos dados no contexto da regulação de medicamentos.
Infarmed na vanguarda da transformação digital
Humberto Martins, membro da Task Force de Transformação Digital do Infarmed, abriu a sessão destacando o compromisso da instituição em posicionar-se como uma referência na área da regulação digital.
Carina Adriano, Diretora de Sistemas e Tecnologias de Informação do Infarmed, apresentou os projetos e ações em curso para modernizar os sistemas tecnológicos da instituição. A dirigente do Infarmed enfatizou os desafios associados à qualidade dos dados e à seleção criteriosa das fontes de informação, fatores essenciais para a implementação bem-sucedida de serviços e soluções digitais.
O evento contou, ainda, com sessões de perguntas e respostas, proporcionando aos colaboradores a oportunidade para esclarecer dúvidas e refletir sobre o impacto da transformação digital nas suas áreas de trabalho.
O “Manhãs Transformativas” é um ciclo de eventos internos no Infarmed que tem por objetivo promover a sensibilização, partilha de boas práticas e a capacitação dos colaboradores na transformação digital. As iniciativas reforçam o compromisso do Infarmed com a inovação e com o alinhamento estratégico às melhores práticas internacionais, assegurando um papel ativo na construção do futuro da regulação de medicamentos.