15 nov 2024
O Infarmed organizou a primeira sessão das “Manhãs Transformativas” no Auditório Tomé Pires, em Lisboa, sob o tema “A Importância da Transformação”. O evento decorreu na manhã de 15 de novembro e reuniu quase duzentos colaboradores da instituição para debater os desafios e oportunidades da transformação digital.
A abertura do evento esteve a cargo de Rui Santos Ivo, Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, que destacou a relevância de uma abordagem estratégica para a transformação digital, sublinhando o papel da instituição como uma entidade de referência na Administração Pública.
Tiago Rodrigues, assessor do Conselho Diretivo e um dos elementos da equipa de Transformação Digital do INFARMED, apresentou o plano de ação nesta área para 2024, destacando várias ações organizacionais que contribuem para a mobilização e promoção de uma cultura de transformação na instituição, com principal foco nas pessoas, assim como o respetivo modelo de governação.
De seguida, o Sérgio Guerreiro, Professor do Departamento de Informática e Engenharia e Vice-Presidente para a Transição Digital do Instituto Superior Técnico (IST), explorou os princípios e fundamentos para a transformação das organizações, salientando a necessidade de alinhar as estratégias digitais às necessidades das instituições e recomendações práticas e precauções para a gestão de iniciativas de transformação digital.
O evento contou também com uma intervenção de Ricardo Simões Santos, membro da área de Estratégia e Prospetiva da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que explorou os desafios da modernização e da transformação digital na Administração Pública e apresentou aos presentes as linhas estratégicas da Estratégia de Transformação Digital para AP 2021-2026 e várias das ações em curso neste âmbito.
As “Manhãs Transformativas” marcam o início de um ciclo de eventos internos no Infarmed, com o objetivo de promover a sensibilização, a partilha de boas práticas e a capacitação dos colaboradores na transformação digital.