19 jul 2024
O Infarmed recebeu, em junho de 2024, a certificação para manutenção/transição do referencial NP 4552:2022 que define os requisitos do Sistema de Gestão da Conciliação (SGC) que tem implementado. A primeira certificação foi obtida em julho de 2022, ano em que os requisitos da norma sofreram alterações e que exigiu a respetiva adequação do sistema.
Esta conquista reflete o compromisso contínuo do Infarmed em promover um equilíbrio saudável entre as diferentes esferas vida dos nossos colaboradores. O Infarmed acredita que investir em práticas que favoreçam a flexibilidade, o respeito pelas necessidades individuais e o apoio contínuo a cada colaborador no seu trabalho são cruciais para a motivação e produtividade da sua equipa permitindo-lhe manter os padrões de excelência que definem esta instituição. Reflete também a cultura que se promove no Infarmed: centrada nas pessoas e no seu bem estar e na melhoria contínua dos serviços e processos, considerando os seus profissionais como o pilar mais importante para alcançar os objetivos traçados e para o cumprimento da sua missão.
O SGC segue o ciclo PDCA: planear (Plan), desenvolver (Do), verificar (Check) e agir (Act) e tem como principal objetivo garantir a eficácia de ações e medidas implementadas que visam fomentar a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, incidindo em três domínios: Práticas Laborais (PL), Apoio Profissional e Desenvolvimento Pessoal (APDP) e Serviços e Benefícios (SB).
As recentes conquistas são metas alcançadas relevantes, mas a importância dada à conciliação e ao bem-estar das suas pessoas é anterior, sendo este trajeto marcado por:
2019 – Projeto-piloto de teletrabalho (43 pessoas, 2 dias/semana, várias direções)
2019 – Adesão ao Pacto para a Conciliação / Candidatura SAMA 2020 para implementação do Sistema de Gestão de Conciliação (SGC)
2021 – Teletrabalho 100% (COVID-19) / Aprovação Candidatura SAMA 2020
2021 – Kick-off projeto de implementação do SGC / Regime Excecional de Organização do Trabalho (semáforo com cenários de aplicação medidas extraordinárias COVID-19)
2023 – Regulamento de Teletrabalho do INFARMED, I.P. (publicação e implementação) / Certificação NP 4552:2016 (1.ª certificação)
2023 – Auditorias de acompanhamento (consolidação) / Estar IN – Programa de Saúde e Bem-Estar (atividades preparatórias)
2024 – Certificação NP 4552:2022 (2.ª certificação transição) / Estar IN – Programa de Saúde e Bem-Estar (implementação)
É ainda prematuro avançar com uma avaliação de impacto do SGC no Infarmed, considerando a natureza dos temas que trata, os objetivos a que se propõe e a presença de variáveis como a recente contratação de um número significativo de colaboradores/as decorrente de um procedimento concursal destinado também a trabalhadores que não tinham relação jurídica de emprego público. Porém, é possível observar uma melhoria de alguns indicadores de relevo em matéria de gestão de pessoas nos últimos anos, tendo vindo progressivamente a aumentar a retenção e a diminuir o absentismo.
O SGC tem, na generalidade, sido bem avaliado, quer nos seus indicadores de desempenho quer nos estudos de clima organizacional, sendo um dos parâmetros com elevada satisfação demonstrada nas auscultações internas. Há, porém, ainda um caminho a percorrer no sentido de robustecer metodológica e estruturalmente o sistema, difundir os seus valores e princípios e consolidar uma cultura organizacional com o foco nas pessoas e na sua idiossincrasia.