Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Helder Mota Filipe eleito bastonário da Ordem dos Farmacêuticos

Helder Mota Filipe vai ser o novo Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos após ter ganho as eleições que terminaram no passado sábado, 5 de fevereiro.

O Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e presidente da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa, assume o cargo de Bastonário durante os próximos três anos, até ao início 2025, sucedendo a Ana Paula Martins que esteve seis anos no cargo.

A Lista A, liderada por Helder Mota Filipe, foi eleita para representar os órgãos nacionais, com 3.889 votos (65%). A lista B, encabeçada por Franklim Marques, registou 1.912 votos (32%). Participaram ao todo neste ato eleitoral 5.976 farmacêuticos (42% dos eleitores), cuja grande maioria votou por via eletrónica (96%), anunciou a Ordem dos Farmacêuticos em comunicado.

O escrutínio determinou também a eleição dos representantes dos farmacêuticos a nível regional, bem como para os Colégios de Especialidade.

A tomada de posse do novo Bastonário e restantes órgãos nacionais, regionais e Conselhos dos Colégios de Especialidade deverá ocorrer no prazo máximo de 30 dias, nos termos do Regulamento Eleitoral e Referendário da Ordem dos Farmacêuticos.

Todos os resultados do escurtínio podem ser consultados aqui.

Leave a Comment

Scroll to Top