Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

FIP lança relatório sobre papel dos farmacêuticos em emergência de saúde pública

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) acaba de lançar o novo relatório intitulado “Preparação, resposta e recuperação à pandemia: Lições aprendidas para farmácia global”.

O relatório em questão analisa a resposta dos farmacêuticos em contexto de emergência de saúde pública, no caso específico do combate à pandemia da Covid-19, com o objetivo de refletir sobre o que foi feito em diferentes países e preparar os profissionais para futuras pandemias e emergências de saúde.

Através de uma compilação de experiências, considerações e recomendações, o documento encontra-se organizado em seis grandes áreas-chave: liderança do país; transformação do sistema; prática farmacêutica; força de trabalho e educação; imunização ao longo da vida; e investimento em ciência e inovação.

O relatório destaca como um dos exemplos favoráveis a criação da Linha de Apoio ao Farmacêutico, para apoiar e responder a dúvidas e questões dos farmacêuticos no âmbito da pandemia Covid-19, desenvolvida pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) em parceria com Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e outros intervenientes do setor.

Aceda ao documento da FIP, aqui.

Leave a Comment

Scroll to Top