Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

FIP lança guia para farmacêuticos sobre dores de garganta

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) lançou um novo guia para apoiar os farmacêuticos comunitários no tratamento da dor de garganta dos seus utentes. Este guia de referência aborda as causas, a triagem, o tratamento farmacológico e não farmacológico, bem como dá dicas sobre como a comunidade farmacêutica pode atuar nesse âmbito.

“A dor de garganta é uma condição comum que normalmente é autolimitada, mas que conduz a frequentes consultas dos farmacêuticos comunitários. As equipas da farmácia podem desempenhar um papel importante na identificação de sintomas e na respetiva gestão através de medicações sem prescrição, bem como em intervenções não farmacológicas”, refere Dominique Jordan, presidente da FIP, na introdução do guia.

O responsável explica ainda que a dor de garganta é dos sintomas que mais comumente conduzem ao uso injustificado de antibióticos, e que os farmacêuticos podem desempenhar um trabalho importante na triagem e encaminhamento dos doentes, bem como a educá-los acerca das consequências do uso inapropriado de antibióticos.

Consulte o guia e um conjunto de seis vídeos sobre o tratamento da dor de garganta.

Scroll to Top