Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

FIP incentiva farmacêuticos a expandir papel em serviços de saúde mental

A Federação Farmacêutica Internacional (FIP) publicou dois novos documentos para apoiar os farmacêuticos na prestação de “muito necessários” serviços de saúde mental.

Tratam-se em concreto do manual “Mental healthcare — A handbook for pharmacists” e do guia “Knowledge and skills reference guide for professional development in mental health care”.

Os manuais, desenvolvidos em colaboração com um grupo internacional de especialistas, visam apoiar a prática farmacêutica, apresentando as muitas potenciais ações de saúde mental que os farmacêuticos podem realizar, desde a prevenção de doenças mentais e triagem de sinais até à otimização da medicação e a resposta a crises de saúde mental.

“É vital que expandamos a força de trabalho de saúde que pode sinalizar problemas de saúde mental, fornecer primeiros socorros em saúde mental, encaminhar pessoas com experiência de doença mental para especialistas e fornecer apoio subsequente. A acessibilidade dos farmacêuticos e as relações positivas com as pessoas das suas comunidades podem ser utilizadas. Eles podem e precisam estar comprometidos com a saúde mental, e esses dois novos recursos do FIP apoiam-nos nisso”, afirmou Paul Sinclair, presidente do Conselho de Prática Farmacêutica da FIP.

Leave a Comment

Scroll to Top