Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Farmácias disponibilizam autotestes ao VIH gratuitos em projeto-piloto

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) associou-se à Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) num projeto-piloto, com vista à distribuição de autotestes ao Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) gratuitos. São dez as farmácias associadas da AFP que vão participar nesta iniciativa que prevê a distribuição de 600 autotestes na região do Grande Porto. O objetivo é aumentar a literacia e rastreio do VIH, vírus que tem associado um grande estigma.

“O teste é simples e é rápido: em meia hora tem-se o resultado. É uma picada no dedo, umas gotas de sangue e deixar correr o teste. Se, realmente, o resultado do teste for positivo, esse teste tem necessidade de ser confirmado”, contextualizou Isabel Correia Cortez, presidente da AFP, em declarações à SIC, acrescentando que a deteção precoce do VIH é” muito importante para que a pessoa, depois, adote práticas diferentes para não transmitir a doença e inicie um tratamento precoce da infeção”.

A distribuição dos autotestes será feita tendo por base a aplicação AppToTest. Depois de descarregar a aplicação – disponível para iPhone e Android –, o utilizador pode utilizá-la para requisitar um autoteste, sendo gerado um código para que este possa ser levantado, de forma gratuita e anónima, numa das farmácias associadas da AFP participantes.

A AFP disponibiliza a sua plataforma “AFPConnect” para a comunicação online da AppToTest com o software das suas farmácias associadas, permitindo assim que o registo da entrega dos autotestes, seja feito de forma anónima e confidencial.

Os utilizadores da app também podem contar com o apoio em tempo real de um técnico especializado em rastreios, que pode oferecer suporte e encaminhar os casos reativos aos cuidados de saúde na região do Grande Porto.

A distribuição gratuita de autotestes ao VIH ao abrigo deste projeto-piloto teve início a 1 de dezembro, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.

Farmácias aderentes ao projeto

Farmácia da Areosa (Rio Tinto)

Farmácia de Aguiar (Gondomar)

Farmácia do Parque (Matosinhos)

Farmácia Familiar (Espinho)

Farmácia Henriques (Porto)

Farmácia Juncal (São Félix da Marinha)

Farmácia Paranhos (Porto)

Farmácia Portela (Vila Nova de Gaia)

Farmácia Salutar (Santo Tirso)

Farmácia Villa Décia (Leça do Balio)

Leave a Comment

Scroll to Top