Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Entrega de medicamentos hospitalares nas farmácias arranca em 2023

A “Entrega de Medicamentos em Proximidade”, que permitirá o levantamento de medicação hospitalar em farmácias à escolha dos utentes avança este ano. A garantia foi dada pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na passada quarta-feira (1 de março).

O governante explicou, citado pela Lusa, que o Orçamento do Estado para 2023 prevê a criação de “um programa nacional, que funcionará com todos os hospitais públicos, em que será feita a entrega dos medicamentos em proximidade a todas as pessoas que recebem, mensalmente, medicamentos a partir dos hospitais públicos”. Manuel Pizarro adiantou que “este sistema vai estar montado em 2023 para todos os hospitais públicos”, em colaboração com as farmácias comunitárias, e que será acessível a todos os doentes que assim o entendam e cujos médicos considerem ser uma opção segura.

Segundo Manuel Pizarro, estão em causa “entre 150 e 200 mil pessoas”, que todos os meses têm de se deslocar, “em alguns casos centenas de quilómetros”, para levantar a sua medicação, “normalmente para doenças oncológicas ou autoimunes”, que exigem acompanhamento no hospital e levantamento na farmácia hospitalar. “Não há nenhuma razão para que isso seja assim”, frisou o governante.

“É um belíssimo serviço que vamos prestar às pessoas, aliviando as muitas dificuldades que têm nessas deslocações, que são de todo em todo indesejáveis”, complementou o ministro da Saúde.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias

Leave a Comment

Scroll to Top