Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

CT CURE – alargamento do projeto e aplicação a medicamentos experimentais para o tratamento ou prevenção da COVID-19 – Notícias

17 mai 2024

Para: Divulgação geral

A União Europeia, com vista a melhorar a disponibilidade, a acessibilidade e a sustentabilidade de medicamentos e dispositivos médicos em caso de emergência de saúde pública, bem como para apoiar a inovação e investigação de novas soluções terapêuticas, lançou, em 2022, integrado no programa EU4Health, a Joint Action CT CURE.
 
Portugal é um dos 15 Estados-membros que participam neste projeto, que coloca em prática o seu objetivo central, a disponibilização de procedimento acelerado alicerçado num documento de boas práticas, para a autorização de ensaios clínicos multinacionais na indicação tratamento/prevenção da COVID-19.
 
Desde a implementação do CT CURE, ocorreu um evolução significativa na nossa compreensão da doença, o que também tem impactado positivamente o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. Para explorar ao máximo os avanços em curso, o CT-CURE expandiu a sua aplicabilidade também à prevenção da COVID-19, em ensaios clínicos com novas moléculas ou a moléculas que já detenham AIM mas, noutras indicações ou medicamentos contra a COVID-19 com autorização de introdução no mercado, utilizados numa nova dosagem ou em novas populações.

Atendendo a este alargamento do projeto, o CT CURE é estendido em duração até janeiro de 2025.
 
Pode encontrar mais informação sobre o CT CURE e outras Joint Actions da EU4Health onde o INFARMED, I.P. participa na área Joint Actions & outros projetos.

Link da fonte

Scroll to Top