Conferência Anual do Infarmed reúne especialistas para debater futuro da saúde e tecnologia – Notícias

20 nov 2024

O INFARMED realizou hoje, dia 20 de novembro, a sua Conferência Anual sob o tema “Futuro Inovador dos Medicamentos e das Tecnologias de Saúde: Estratégias Regulamentares, Digitalização e Integração”, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O evento teve a participação de especialistas nacionais e internacionais que abordaram os desafios e as oportunidades emergentes no setor da saúde.

A sessão de abertura contou com a intervenção, por vídeo, da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, após uma preleção de Rui Santos Ivo, Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, que destacou a importância de um diálogo contínuo entre a inovação tecnológica e uma regulação eficiente.

“As autoridades reguladoras têm, dentro da sua missão e âmbito de atuação, a solene responsabilidade de promover o desenvolvimento do conhecimento científico e regulamentar, assim como, a obrigação moral de estarem abertas à sociedade civil e de serem uma plataforma de diálogo e co-construção para todas as partes interessadas”, frisou Rui Santos Ivo.

“Numa era de acelerada e permanente transformação, os avanços científicos e tecnológicos desafiam-nos a reinventar a forma como encaramos o desenvolvimento, a regulação e avaliação, e o acesso às tecnologias de saúde. Para responder aos desafios da atualidade e do futuro, precisamos de estratégias robustas e novas abordagens”, acrescentou, destacando a importância da digitalização e da integração no contexto das tecnologias da saúde.

Durante a manhã, o presidente do Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos da Alemanha (BfArM), Karl Broich, apresentou remotamente a sua visão sobre a promoção da saúde digital.

Seguiu-se um painel moderado por Michael Berntgen, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que abordou a questão das novas estratégias regulamentares, com intervenções de representantes de entidades como a APOGEN, APIFARMA e o Comité de Medicamentos de Uso Humano, e no qual os palestrantes destacaram também a importância do acesso e da disponibilidade dos medicamentos e tecnologias de saúde.

A importância da digitalização e a integração

No período da tarde, a digitalização e a integração estiveram em foco. Especialistas como Ricardo Baptista Leite, da Agência Global para a Inteligência Artificial Responsável na Saúde (Health AI), Gonçalo Saraiva Matias, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e Joana Lamego, do Projeto Bridge AI, discutiram o papel da inteligência artificial e a integração de tecnologias nos sistemas de saúde, de forma inclusiva e transparente, num painel moderado por Erica Rodrigues Viegas, Vogal do Conselho Diretivo do INFARMED.

No painel da tarde moderado por Carlos Alves, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, destacaram-se intervenções sobre a importância da colaboração e da inovação tecnológica para transformar o setor da saúde. Tiago Rodrigues, assessor do Conselho Diretivo e um dos elementos da equipa de Transformação Digital do INFARMED, destacou várias iniciativas a nível nacional, mas também ao nível europeu no âmbito da construção da rede da transformação digital. Zaide Frias, da Agência Europeia de Medicamentos e Xavier Barreto, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), debateram os desafios e oportunidades para uma integração mais eficiente dos sistemas de saúde e da regulação, bem como a importância da liderança na transformação digital. José Borbinha, do Instituto Superior Técnico, abordou o impacto de ferramentas tecnológicas avançadas, enquanto Patrícia Patrício, do Health Cluster Portugal, sublinhou o papel crucial da cooperação entre setores público, privado e académico na promoção de soluções inovadoras para a saúde, alavancando a expertise dos vários stakeholders.

A conferência foi encerrada com a intervenção da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, que reforçou o compromisso de Portugal em promover a inovação, sustentabilidade e digitalização do setor, com vista a melhorar a acessibilidade e a qualidade dos cuidados, e também das tecnologias de saúde.

A conferência foi transmitida no canal do Infarmed no YouTube.

Link da fonte

Scroll to Top