18 set 2024
Bruno Sepodes, membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED, I.P., foi eleito Presidente do Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP, na sigla em inglês) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), um dos mais importantes comités científicos desta Agência, responsável – entre outras atribuições – por emitir as recomendações para a autorização de medicamentos inovadores na União Europeia.
O farmacêutico e professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa representava Portugal no CHMP desde 2012, por recomendação do INFARMED, I.P., tendo sido reeleito como Vice-Presidente em 2018 e sendo nomeado por este comité como membro do Comité de Terapias Avançadas (CAT) desde 2013. Num já longo currículo na área regulamentar do medicamento, salientamos ainda que presidiu ao Comité dos Medicamentos Órfãos (COMP) da EMA de 2012 a 2018 no qual foi membro nomeado pela Comissão Europeia. Foi também nomeado em 2022 pelo Conselho de Administração da EMA como vice-presidente, Co-Chair, da Emergency Task Force (ETF).
O INFARMED sublinha a importância desta nomeação, para uma posição do maior destaque e relevância no âmbito do sistema europeu de avaliação de medicamentos, que muito prestigia a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e o nosso País.
Notícia da Agência Europeia de Medicamentos