Alunos de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve visitam Infarmed – Notícias

10 jan 2025

No dia 16 de dezembro, o INFARMED, I.P. recebeu a visita de um grupo de estudantes do curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve. A iniciativa visou aproximar os futuros profissionais farmacêuticos do trabalho desenvolvido pela instituição, com foco em temas emergentes na área da saúde e da tecnologia.

A visita teve início com uma sessão conduzida por Tiago Rodrigues, assessor executivo do Conselho Diretivo do Infarmed e um dos elementos da equipa de Transformação Digital da instituição, que dinamizou uma palestra sobre Inteligência Artificial ao longo do ciclo de vida do medicamento.

“Enquanto autoridade reguladora temos a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento do sistema científico e tecnológico e para a formação de profissionais da área da saúde. O Infarmed no cumprimento da sua missão de defesa da saúde pública tem o compromisso de ter uma porta aberta à sociedade civil”, sublinhou Tiago Rodrigues na receção dos estudantes acompanhados pelo Professor Jaime Conceição.

“A nível Europeu as autoridades com responsabilidades de regulação e avaliação de medicamentos e dispositivos médicos estão a trabalhar intensamente para criar as condições necessárias para a utilização das capacidades da inteligência artificial ao longo do ciclo de vida dos medicamentos e produtos de saúde mas também nas suas próprias atividades regulamentares, nomeadamente na automatização de processos, recolha e processamento de dados e apoio à tomada de decisões”, referiu o elemento do Infarmed na sua apresentação sobre este tema, assinalando igualmente a interação e interface entre o Regulamento Europeu de Inteligência Artificial e o Regulamento Europeu de Dispositivos Médicos como um tema atual e de grande importância.

Na segunda parte da visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios do Infarmed, responsáveis pela comprovação da qualidade dos medicamentos e produtos de saúde. A visita foi conduzida pelas diretoras das principais áreas laboratoriais: Maria João Portela, diretora da Direção de Comprovação da Qualidade (DCQ); Mónica Miranda, responsável pelo Laboratório de Biologia e Microbiologia (LBM); e Paula Martinho, responsável pelo Laboratório de Química e Tecnologia Farmacêuticas (LQTF).

Os estudantes exploraram de perto os equipamentos e metodologias utilizadas para garantir a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos disponíveis no mercado, consolidando a sua compreensão sobre o rigor científico e técnico que caracteriza o trabalho do Infarmed.

Link da fonte

Scroll to Top