Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

ACSS lança candidaturas para a Residência Farmacêutica

A Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS) publicou, no passado dia 16 de agosto, o aviso de candidaturas para ingresso na Residência Farmacêutica no ano de 2023. A submissão das candidaturas termina no próximo dia 29 de agosto e estão disponíveis 143 vagas em três áreas de exercício profissional, nomeadamente análises clínicas (43), farmácia hospitalar (92) e genética humana (8). A formação teórica e prática poderá ser efetuada em vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde, em todo o território continental e nas ilhas, assim como nos serviços centrais do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

As candidaturas poderão ser submetidas na plataforma da Residência Farmacêutica, sendo que os candidatos elegíveis deverão ser portadores do certificado de habilitações académicas com informação da classificação final (caso o grau tenha sido obtido no estrageiro, deverá ser apresentado o respetivo reconhecimento), documento comprovativo de inscrição como membro efetivo na Ordem dos Farmacêuticos e certificado do registo criminal. Os candidatos poderão ainda submeter uma declaração, sob compromisso de honra, de que o registo criminal não contém antecedentes.

Os candidatos admitidos irão, posteriormente, realizar a Prova de Ingresso para a Residência Farmacêutica, agendada para dia 29 de setembro em vários locais a definir nas cidades de Coimbra, Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada. A prova, de teor obrigatório e âmbito nacional, será constituída por 100 perguntas de escolha múltipla e tem como principal objetivo avaliar os conhecimentos técnico-científicos dos candidatos. Os materiais para consulta recomendada já se encontram disponíveis no portal da ACSS, nomeadamente as matérias da Prova de Ingresso e lista de recomendações bibliográficas e o Regulamento da Prova de Ingresso na Residência Farmacêutica.

Pode consultar mais informações sobre a Residência Farmacêutica e do aviso de candidatura no portal da Ordem dos Farmacêuticos.

Leave a Comment

Scroll to Top