Lisboa acolhe reunião do PPRI sobre políticas e desenvolvimentos na área do medicamento: sustentabilidade e acesso – Notícias

08 abr 2025

A rede internacional Pharmaceutical Pricing and Reimbursement Information (PPRI, na sigla em inglês) reúne-se nos dias 8 e 9 de abril de 2025, em Lisboa, com o apoio do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. A sustentabilidade dos sistemas de saúde e o acesso equitativo a medicamentos estão no centro dos assuntos desta reunião.

O encontro, que assinala os 20 anos da criação da PPRI, conta com a participação de dezenas de países e de organizações internacionais, incluindo intervenções de representantes da Comissão Europeia, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A agenda inclui temas como a implementação do regulamento europeu de Avaliação de Tecnologias de Saúde (ATS), estratégias para garantir a disponibilidade de medicamentos, medidas recentes na área de preços e comparticipações, entre outros.

Rui Santos Ivo, presidente do INFARMED, I.P. e presidente do Grupo de Chefes das Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde (HAG, na sigla em inglês) destaca a importância da colaboração entre países e organizações: “Estes são temas cruciais, que influenciam diretamente o acesso a medicamentos e produtos de saúde, a sustentabilidade dos sistemas de saúde e a confiança dos cidadãos. Só através da partilha e da cooperação conseguiremos encontrar soluções mais justas e eficazes”.

O encontro deverá contribuir para partilhar a experiência com a implementação do regulamento europeu de avaliação de tecnologias de saúde, a implementação de medidas políticas na área dos preços e comparticipações, assim como identificar boas práticas com impacto real no acesso aos cuidados e na sustentabilidade dos sistemas de saúde.

A reunião da rede PPRI em Lisboa marca também o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido por Portugal neste setor, reforçando o papel do Infarmed na construção de políticas de saúde informadas, sustentáveis e orientadas para os cidadãos.

A rede PPRI é uma plataforma de colaboração entre autoridades públicas responsáveis pelas políticas de comparticipação e preços de medicamentos, envolvendo cerca de 50 países, maioritariamente europeus, bem como instituições internacionais. O seu principal objetivo é facilitar a troca de experiências e informação entre decisores públicos, através de encontros presenciais e da partilha de evidência científica e de uma compreensão comum sobre os desafios das políticas do medicamento.

Link da fonte

Scroll to Top