14 jan 2025
A terceira sessão do ciclo “Manhãs Transformativas”, dedicada ao tema “A transformação digital na saúde”, aconteceu esta sexta-feira, 10 de janeiro, e reuniu especialistas de áreas ligadas à inovação tecnológica no setor da saúde em Portugal.
Humberto Martins, membro da Task Force de Transformação Digital do Infarmed, moderou a sessão, enquadrando o objetivo de dar a conhecer aos colaboradores do Infarmed experiências de referência na saúde digital em Portugal. O evento contou com a participação de Bruno Trigo, Diretor da Direção de Arquitetura, Negócio e Análise de Dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Afonso Pedrosa, responsável pelo Serviço de Inteligência de Dados na Unidade Local de Saúde do São João, e Micaela Seemann Monteiro, Chief Medical Officer para a Transformação Digital da CUF.
Durante a sessão, os oradores abordaram os desafios e oportunidades associados à digitalização dos serviços de saúde, nomeadamente no que toca à importância de interoperabilidade dos sistemas, à gestão e análise de grandes volumes de dados e ao potencial da inteligência artificial no apoio ao diagnóstico e na personalização dos cuidados de saúde.
Bruno Trigo destacou as atividades da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde na criação de soluções digitais que promovam maior eficiência e acessibilidade no SNS, destacando as diversas soluções implementadas e planeadas para promover melhor acesso a cuidados de saúde. Afonso Pedrosa sublinhou a importância de dados fiáveis nos processos de tomada de decisão em tempo real, ilustrando com demonstrações em tempo real em relação a atividades de consultas externas, bloco operatório e exploração de informação para apoio à decisão clínica. Micaela Seemann Monteiro encerrou a sessão com uma visão focada na personalização dos cuidados de saúde, evidenciando como a tecnologia pode reforçar a qualidade dos serviços prestados, exemplificando as potencialidades de teleconsulta implementada no grupo CUF.
O que é o ciclo “Manhãs Transformativas”?
O ciclo “Manhãs Transformativas” contou ainda com oportunidade de perguntas e respostas, proporcionando aos colaboradores a oportunidade de esclarecer dúvidas e refletir sobre o impacto da transformação digital nas suas áreas de trabalho.
As “Manhãs Transformativas” são um ciclo de sessões internas do Infarmed, dedicadas exclusivamente aos seus colaboradores de forma a sensibilizar, partilhar experiências e capacitar os colaboradores para os temas envolvidos na transformação digital. As iniciativas reforçam o compromisso da instituição com a inovação e com o alinhamento estratégico às melhores práticas internacionais, assegurando um papel ativo na construção do futuro da regulação de medicamentos.