18 out 2024
Encontram-se disponibilizados no site do Infarmed os relatórios de monitorização do mercado de medicamentos em meio ambulatório e hospitalar referentes a agosto de 2024 na área Monitorização do mercado.
Destaca-se o aumento da acessibilidade ao medicamento, com mais 4,3% de embalagens dispensadas em farmácia comunitária, num total de 127,5 milhões de embalagens. Também ao nível das Unidades Locais de Saúde e Institutos Portugueses de Oncologia, o número de unidades consumidas apresenta uma tendência de crescimento, com mais 12,4% até agosto de 2024.
A tendência de aumento da quota de utilização de medicamentos genéricos em meio ambulatório atingiu um novo máximo de 52,1%, em unidades dispensadas nas farmácias comunitárias. Os medicamentos anticoagulantes foram a classe de medicamentos com maior contributo neste aumento.
A utilização de medicamentos biossimilares em meio hospitalar continua a aumentar, tendo atingindo os 78,3% nos primeiros oito meses de 2024, o valor mais elevado registado em 2024. As substâncias ativas Filgrastim, Infliximab e Bevacizumab mantêm-se no top 3, ao atingirem quotas de utilização superiores a 90%.
Pode também consultar os relatórios referidos, bem como os de julho, em anexo.