05 jun 2024
O Conselho de Governadores (BoG) da rede EATRIS (European Infrastructure For Translational Medicine) durante a reunião de primavera da EATRIS 2024, realizada em Utrecht, Holanda, premiou Portugal, Finlândia e Espanha com o Node Reward 2024 pelas ações desenvolvidas e resultados obtidos em 2023 no apoio aos objetivos da EATRIS.
A decisão foi tomada com base numa lista de prioridades emitida pelo respetivo Comité cujos critérios incluíam:
Aumentar o número de entidades, que acedem à rede EATRIS, via EATRIS PT;
Aprofundar o campo da investigação translacional através do desenvolvimento de atividades de educação e formação e/ou contribuição para conteúdos de educação e formação, bem como atividades de envolvimento dos pacientes;
Aumentar a qualidade e a reprodutibilidade da investigação translacional através da participação em iniciativas relacionadas com a qualidade, tais como testes de proficiência de sistemas tecnológicos.
Cada um dos três países receberá uma bolsa de 6.000 euros para apoiar as suas atividades associadas à formação e interacção, como conferências, reuniões científicas e workshops, no âmbito do EATRIS PT, de modo a criar e dinamizar sinergias nacionais e entre nodes.
As Node Rewards são concedidas anualmente desde 2020, sendo este o 3º ano em que Portugal é premiado.
O polo português foi formalmente aceite no EATRIS, em julho de 2019 e inclui 16 centros especializados que aderiram às 5 plataformas do EATRIS.
Das 7 entidades reconhecidas como Expert Centres, três são Portuguesas, Instituto Pedro Nunes, AIBILI – Association for Innovation and Biomedical Research e iMM – Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes.
A instituição coordenadora destes centros é o INFARMED, designado como EATRIS PT.