EMA lança campanha com criadores de conteúdo sobre uso seguro e responsável dos medicamentos GLP-1 – Notícias

23 out 2025

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) lançou a sua primeira campanha com criadores de conteúdo nas redes sociais, intitulada #HealthNotHype, com o objetivo de consciencializar a população para o uso seguro e responsável dos medicamentos agonistas do recetor GLP-1.

Estes medicamentos foram inicialmente desenvolvidos para o tratamento da diabetes tipo 2, embora alguns agonistas do recetor GLP-1 estejam agora indicados para o controlo do peso em pessoas com obesidade e com condições de saúde associadas ao excesso de peso.

Com o aumento da atenção mediática e do interesse público em torno destes medicamentos — muitas vezes impulsionado por celebridades e influenciadores digitais –, a EMA pretende reforçar a mensagem de que os agonistas do recetor GLP-1 não são soluções mágicas para emagrecer.

“Como todos os medicamentos, têm benefícios e riscos e não são para todos. São tratamentos de longo prazo que devem ser acompanhados de outras mudanças de estilo de vida e sempre sob supervisão médica. Ao trabalhar com criadores de conteúdo, queremos garantir que a informação científica validada faz parte das conversas que as pessoas estão a ter nas redes sociais sobre estes medicamentos”, diz Emer Cooke, Diretora Executiva da EMA.

Para executar a campanha, a EMA selecionou criadores de conteúdo de sete Estados-Membros da União Europeia (UE). Portugal é representado pela médica especialista em Saúde Pública Raquel Vareda, com mais de 50 mil seguidores no Instagram, que partilhará informação sobre o uso responsável destes medicamentos. Os restantes influenciadores que participam na campanha podem ser consultados na notícia disponível no site da EMA.

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