Webinares para profissionais de saúde sobre “A Minha Saúde @ UE” promovidos pela SPMS – SPMS

A SPMS promoveu sessões informativas dirigidas aos profissionais de saúde sobre os serviços A Minha Saúde @ UE. Estas sessões realizaram-se nos dias 8 e 9 de julho.

Sob o tema “A Minha Saúde @ UE – Acesso ao Resumo de Saúde eletrónico de um cidadão estrangeiro”, a primeira sessão dirigiu-se a médicos que trabalham em hospitais onde este serviço está operacional. Já a segunda sessão, realizada no dia 9 de julho e dedicada ao tema “A Minha Saúde @ UE – Dispensa de uma prescrição transfronteiriça”, teve como público-alvo os farmacêuticos. Estas sessões contaram com 77 participantes.

Resultado da parceria estratégica entre a Academia e o Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais, estes webinares focaram-se em informar e apoiar os profissionais de saúde na disponibilização dos serviços de partilha transfronteiriça de prescrição e dispensa eletrónica de medicamentos, e do resumo de saúde eletrónico.

As sessões incluíram ainda demonstrações práticas do acesso pelo profissional de saúde. No caso do resumo de saúde eletrónico, foi simulado o acesso ao resumo de saúde de um cidadão estrangeiro através do software hospitalar. Por seu turno, na sessão sobre a prescrição transfronteiriça demonstrou-se como é efetuada a dispensa de uma receita médica emitida noutro país da União Europeia (UE).

Estas ações de formação ganham especial relevância com a recente publicação do Regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), no passado dia 5 de março de 2025. O regulamento torna obrigatória a operacionalização destes serviços em todos os hospitais e farmácias do território nacional, bem como a sua expansão a todos os Estados-Membros da UE.

Disclaimer: A ação OurHealth@PT é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027 ao abrigo do Acordo de Subvenção Nr. 101126820.​ Os pontos de vista e opiniões expressos são da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Saúde e do Digital (HaDEA). Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser responsabilizados por esses pontos de vista ou opiniões.​

Link da fonte

Scroll to Top