A visita iniciou-se com reunião com o responsável máximo do INSA e os coordenadores de todos os coordenadores de todos os departamentos do instituto.
Fernando Almeida realçou o histórico de cumplicidade do INSA com a profissão farmacêutica e com a instituição que os representa, evidenciando o respeito por estes profissionais e o reconhecimento das suas elevadas qualificações.
O bastonário enquadrou e explicou a estratégia da OF para as áreas das Análises Clínicas e da Genética Humana, ambas representadas no instituto, que acolhe vários farmacêuticos especialistas nas duas áreas, além de umas dezenas de farmacêuticos residentes, que escolheram o INSA para realização do seu percurso formativo conducente à especialização.
“Quero expressar o agradecimento da OF e de toda a profissão pela abertura revelada pelo INSA para acolher estes farmacêuticos residentes, e de forma muito particular a todos os profissionais que apoiam a formação destes colegas”, disse o bastonário.
Helder Mota Filipe sublinhou a importância da renovação geracional numa área em que o número de farmacêuticos em exercício tem diminuído gradualmente. “Temos de inverter esta tendência e evidenciar as qualificações dos farmacêuticos que seguem a sua atividade na área laboratorial, seja nas Análises Clínicas ou na área da Genética Humana”, insistiu.
Ao longo desta visita, os dirigentes da OF percorreram os vários departamentos do instituto, sobretudo os que integram farmacêuticos e farmacêuticos residentes, inteirando-se das suas importantes responsabilidades em áreas como a promoção da saúde e prevenção de doenças não transmissíveis, doenças infeciosas, epidemiologia, entre outras.
No final da visita, o bastonário esteve reunido com todos os farmacêuticos que integram os quadros do INSA, num momento de partilha de experiências e informações sobre a realidade do exercício farmacêutico em duas áreas estratégicas da profissão. tem menu de contexto