Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Vendas de antibióticos de uso veterinário em queda – Notícias


O relatório anual sobre o consumo de antibióticos veterinários na Europa (European Surveillance of Veterinary Antimicrobial Consumption – ESVAC), publicado pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) mostra que os países europeus continuam a reduzir o uso de antibióticos em animais.

As vendas de antibióticos de uso veterinário nos países europeus caíram mais de 34% entre 2011 e 2018 e as vendas totais de certos agentes antimicrobianos veterinários pertencentes a classes de antibióticos considerados criticamente importantes na medicina humana diminuíram visivelmente no mesmo período. Estas classes incluem antibióticos usados para tratar infeções graves em humanos causadas por bactérias resistentes à maioria dos outros tratamentos com antibióticos.

As vendas de cefalosporinas de terceira e quarta gerações caíram 24%, as polimixinas caíram 70%, as fluoroquinolonas caíram 4% e as vendas de outras quinolonas caíram 74%. O uso desses antibióticos em animais deve ser restrito para mitigar o risco à saúde pública, de acordo com a categorização do Antimicrobial Advice ad hoc Expert Group (AMEG).

O relatório ESVAC apresenta dados de 30 países do Espaço Económico Europeu e da Suíça. Todos os países participantes forneceram voluntariamente informações sobre as vendas de antibióticos veterinários para 2018. A partir deste ano, cada um dos países tem uma secção separada para destacar as mudanças nas vendas por classe de antibióticos e fornecer interpretação dos dados por país.

Alguns países descreveram as suas principais atividades para combater a resistência antimicrobiana, e como essas atividades contribuíram para as mudanças observadas nas vendas em seu país. Essas medidas incluem planos de ação nacionais para reduzir a ocorrência de resistência antimicrobiana, campanhas nacionais para o uso prudente de antibióticos em animais, metas de vendas, restrições ao uso de certos antimicrobianos em animais produtores de alimentos ou medidas para controlar a prescrição de antibióticos em animais.

Link da fonte

Scroll to Top