A Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe e a COVID-19 no Outono-Inverno 2023-2024 foi alargada à população a partir dos 50 anos, no caso da vacina contra a gripe, e a todos os cidadãos com mais de 18 anos, no caso da vacina contra a COVID-19.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma atualização às Normas 05/2023 e 06/2023, que alargaram os grupos elegíveis para vacinação, numa altura de intensa atividade gripal e excesso de mortalidade semanal geral por todas as causas.
O processo de validação de elegibilidade das pessoas será o mesmo – idade e consulta do histórico vacinal (eBoletim) – e as primovacinações mantêm-se excluídas. O início da vacinação para as novas faixas etárias terá efeito a partir do próximo dia 15 de janeiro. Reforçamos que a população com idade superior, ou igual, a 60 anos, deverá continuar a ser prioritária no contexto da vacinação sazonal.
De acordo com a nota emitida pela DGS, “o alargamento da vacinação contra a gripe é realizado de acordo com as doses disponíveis, sendo priorizadas as pessoas com idade mais avançada”.
O processo de validação de elegibilidade dos utentes continua a estar assente na idade e consulta do histórico vacinal (eBoletim). As primovacinações mantêm-se excluídas.
Nas próximas semanas, será ponderado o alargamento a outros grupos etário, “atendendo à disponibilidade de vacinas, e desde que seja mantido o objetivo de conseguir a melhor cobertura vacinal na população elegível”, refere o comunicado da DGS.
Segundo o último relatório semanal publicado pela DGS sobre a campanha de vacinação, foram administradas 4.134.193 vacinas contra a gripe e COVID-19 até 7 de janeiro, a grande maioria (70%) nas farmácias comunitárias, com uma cobertura vacinal entre a população portuguesa em níveis semelhantes aos registados em anos anteriores.
Consulte a Norma 005/2023, sobre a Campanha de Vacinação Sazonal contra a COVID-19: Outono-Inverno 2023-2024
Consulte a Norma 006/2023, sobre a Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe: Outono-Inverno 2023-2024