Entre os dias 28 de julho e 2 de agosto está a decorrer a primeira edição da European Healthcare Students’ Associations’ Summit (EHSAS) Summer University, na Universidade do Minho. Este evento reúne estudantes europeus de ciências farmacêuticas, enfermagem, medicina, medicina dentária e psicologia, com o propósito de promover a cooperação interprofissional e a multidisciplinariedade na abordagem ao doente.
Esta primeira edição junta cerca de 160 estudantes, de 22 nacionalidades diferentes, que vão partilhar ideias e experiências para obter uma visão holística do sistema de saúde. O programa inclui sessões de mentoria, workshops, uma feira de emprego, debates, uma campanha de saúde pública e atividades culturais.
A cerimónia de abertura teve lugar no Salão Medieval da Universidade do Minho. No discurso inaugural, Catarina Silva referiu que de acordo com a Organização Mundial de Saúde, ao promover a colaboração interprofissional, respeitando as perspetivas uns dos outros nos cuidados de saúde, várias disciplinas poderão otimizar os resultados em saúde dos doentes. Catarina Silva destacou ainda que “É necessário estimular a educação interprofissional desde cedo, dentro do percurso académico dos alunos”.
A OF esteve representada pela Secretária Técnica das Relações Internacionais, Marisa Moreira, e pelo estagiário dos assuntos profissionais, Diogo Morim. No dia 30 de julho a OF dinamizou uma sessão de mentoria sobre saídas profissionais na Ordem, em que abordou o trabalho desenvolvido nos últimos anos e as prioridades para o setor farmacêutico em Portugal. No dia 31 de julho, a OF marcou presença na feira de emprego na qual apresentou a Bolsa de Oportunidades, o serviço prestado pelo Centro de Informação do Medicamento e o programa de Desenvolvimento Profissional Contínuo para farmacêuticos.
A EHSAS Summer University teve o apoio e patrocínio da Ordem dos Farmacêuticos.
Saiba mais sobre o evento aqui: EHSAS SU – Uniting healthcare students on a unique International Event (ehsas-su.com)