ULS do Médio Tejo inova com podcast “Haja Saúde” – SPMS

“Acreditamos que estamos a contribuir para aumentar a literacia em saúde na nossa comunidade e para mudar comportamentos. Esperamos inspirar outras unidades do SNS.”

A ideia do podcast “Haja Saúde” nasceu no âmbito de um dos eixos estratégicos de atuação da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, EPE (ULS Médio Tejo): a comunicação com os/as utentes e a comunidade. Com este podcast encontrámos um canal para levar informação de saúde, de uma forma simples, mas precisa e relevante, diretamente às nossas e aos nossos utentes, especialmente às camadas mais jovens.

A constituição da ULS foi o catalisador deste projeto, através do qual queremos dar voz aos/às profissionais que diariamente prestam cuidados. O Haja Saúde é um dos 32 projetos que nasceram da iniciativa dos/as profissionais e foram acolhidos pelo Conselho de Administração (CA) da instituição, para o arranque deste primeiro ano de atividade da ULS Médio Tejo.

Ao longo dos últimos três anos, o CA da ULS Médio Tejo afirmou a comunicação como uma prioridade no âmbito dos cuidados prestados. A instituição entende a comunicação como um todo e em multiplataforma, para abranger vários públicos-alvo relevantes.

No final do ano passado, a equipa de comunicação percebeu que os podcasts eram plataformas cada vez mais populares e ainda não exploradas no SNS. Não podia deixar de aproveitar este meio de comunicação para promover a literacia em saúde e, assim, fomentar comportamentos mais saudáveis.

Planeamento minucioso para descodificar mitos e equívocos

O planeamento foi, e continua a ser, minucioso. Inicialmente, definimos os objetivos do podcast, o seu público-alvo, os temas a abordar, o formato e duração, o alinhamento, a existência de rubricas fixas, entre outros. A cada novo episódio é preparado um guião exaustivo de questões e temas – para que possamos descodificar, em conjunto com o/a convidado/a, mitos e equívocos.

Por outro lado, é sempre realizada uma pré-entrevista para que possamos passar a mensagem mais eficaz e certeira. A equipa que produz o podcast é multidisciplinar e temos muita sorte e poder contar com as várias valências de cada elemento.

Para aspetos mais técnicos e garantir a qualidade do conteúdo, foi necessária uma formação especializada em criação, produção e montagem de podcasts. Foi necessário também, claro, dotar a equipa de novos equipamentos de som e vídeo. 

Já a implementação envolveu diversas etapas: a escolha dos temas, a produção dos guiões, as gravações, a edição de som e vídeo e, finalmente, a divulgação. Para cada episódio, pesquisamos as informações mais relevantes – sejam da atualidade ou consoante a pertinência de efemérides relevantes – e convidamos profissionais de saúde experientes, de todos os grupos profissionais, para participar. 

Este é um projeto que quer mostrar todas as pessoas que trabalham em prol da saúde na região do Médio Tejo. A divulgação é feita através das redes sociais da ULS, através das newsletters, interna e externa, da instituição e através do seu site.

O apoio da imprensa regional à divulgação deste projeto, sem qualquer contrapartida, tem de ser também destacado. A imprensa local reconhece o mérito e o serviço público que está na génese deste podcast. Dois meios regionais emitem – inclusive –, nos seus sites, os episódios do podcast através do plug-in que disponibilizamos.

A Comunicação é um parceiro e um aliado

O envolvimento dos/as profissionais de saúde é fundamental para o sucesso do projeto. As equipas clínica, de enfermagem e mesmo técnica sabem que a Comunicação é um parceiro e um aliado.

Por isso, desde o início, contamos com a colaboração de diversos/as especialistas, nomeadamente dos cuidados de saúde primários, que se mostraram muito entusiasmados/as em participar. O sentido de missão e o compromisso com a promoção e o acesso à saúde, que caracterizam os/as profissionais de saúde da ULS Médio Tejo, foram determinantes para o sucesso deste podcast.

O podcast tem tido um grande alcance nas plataformas de distribuição e nas redes sociais, com retorno bastante positivo dos ouvintes.

Acreditamos que estamos a contribuir para aumentar a literacia em saúde na nossa comunidade e para mudar comportamentos. Além disso, esperamos inspirar outras unidades do SNS para inovarem nas iniciativas de comunicação com os/as utentes.

O podcast pode ser ouvido através dos seguintes canais: Podbean, Spotify, Youtube, Boomplay, Podchaser e iHeart.

Visite o site da ULS Médio Tejo: Haja Saúde – Podcast

Diana Ralha, assessora de imprensa e produtora do podcast “Haja Saúde”, Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, EPE

Link da fonte

Scroll to Top