Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Logo SPMS

Trabalho da SPMS destacado no projeto de estratificação da população pelo risco – SPMS

A SPMS participou na 1.ª Reunião de Interlocutores Locais para a Estratificação da população pelo risco, que decorreu em Lisboa, no dia 6 de março.

Em representação da SPMS, Pedro Marques, coordenador, e Vera Moutinho, gestora de projeto, apresentaram o “Plano e arquitetura de IT para a implementação da estratificação pelo risco no SNS – Grupos de Risco Ajustado”.

O papel da SPMS neste projeto contempla a aplicação da ferramenta de estratificação pelo risco à população portuguesa, as adaptações necessárias dos sistemas de informação para disponibilização dos novos dados às várias entidades do Ministério da Saúde e outras iniciativas, nomeadamente ações de formação dirigidas às Unidades Locais de Saúde.

O trabalho que a SPMS tem desenvolvido mereceu destaque e reconhecimento dos representantes das várias entidades de saúde, que participaram nesta reunião organizada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

O objetivo da sessão focou-se em dar a conhecer a nova fase do projeto de estratificação pelo risco e todas as suas potencialidades para apoiar o novo modelo organizativo do SNS, possibilitando o trabalho em rede e aproximando a resposta em saúde às necessidades das comunidades locais.

A estratificação pretende fomentar a integração de cuidados, garantindo intervenções preventivas, antecipatórias e mais adequadas ao bem-estar de cada um e, simultaneamente, robustecendo a capacidade de identificar situações de risco e de articulação com outros serviços de saúde e respostas sociais competentes.

Link da fonte

Scroll to Top