Já são conhecidos os vencedores da 1.ª edição do TOP Farmácia Comunitária, uma iniciativa da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e da IQVIA que celebra a excelência, a inovação e o compromisso das farmácias comunitárias de todo o país.
Do TOP 10 divulgado publicamente, destacam-se as farmácias vencedoras nas categorias a concurso: farmácia Reis Barata Évora Plaza (5126) na categoria de Dispensa e Aconselhamento; farmácia Bem Saúde em Bragança (825) nas categorias de Prevenção e de Acompanhamento ao Doente; farmácia Holon Oeiras Figueirinha (20362) na categoria de Saúde Pública; e a farmácia Silveira Mem-Martins, em Sintra, na categoria de Gestão em Saúde.
Hélder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, entregou o prémio TOP Farmácia Comunitária à farmácia comunitária que, globalmente, reuniu a melhor classificação em todos os indicadores avaliados, a farmácia Holon Oeiras Figueirinha (20362).
O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos reforçou que “mais do que um prémio, o TOP Farmácia Comunitária é um reconhecimento público da dedicação dos farmacêuticos, da sua capacidade para colaborar e inovar e da excelência dos serviços que prestam às populações. Ao medirmos indicadores concretos, este projeto permite evidenciar e disseminar boas práticas, incentivando todas as farmácias a elevar continuamente os seus padrões de qualidade.”
Helder Mota Filipe recordou que “a intervenção dos farmacêuticos comunitários tem evoluído muito nos últimos 5 anos. Para dar resposta às necessidades da população e do SNS, temos assistido ao alargamento das intervenção dos farmacêuticos. Mas precisamos de mais. Precisamos da valorização efetiva das condições dos farmacêuticos para continuarem a investir na sua diferenciação e para que sejam justamente remunerados pelas intervenções em saúde que realizam todos os dias.”
Já Mário Martins, Diretor-Geral da IQVIA Portugal, salientou que “o reconhecimento atribuído às farmácias comunitárias nomeadas e, especialmente, às vencedoras, reforça a oportunidade de utilizarem os indicadores apurados como fonte de melhoria contínua, permitindo-lhes ganhar uma perspetiva sobre a evolução gradual em áreas estratégicas que são determinantes para o sucesso coletivo do setor.”
O processo de candidatura contou com a participação de mais de 300 farmácias comunitárias, demonstrando o elevado nível de envolvimento e compromisso do setor. Após um rigoroso processo de validação, foram apuradas 287 farmácias a concurso, com representação de norte a sul do país e nas regiões autónomas, evidenciando a abrangência nacional da iniciativa.