Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Testagem em farmácias distinguida – Notícias


O serviço de testes rápidos de antigénio desenvolvido pelas farmácias durante a pandemia de COVID-19 foi distinguido com o Prémio Saúde Sustentável, na categoria de Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão. A Ordem dos Farmacêuticos (OF) é um dos parceiros institucionais desta iniciativa conjunta da companhia farmacêutica Sanofi e do Jornal de Negócios. O bastonário integra a composição do júri, presidido por Maria de Belém Roseira.

O prémio foi entregue ao vice-presidente da Associação Nacional das Farmácias, Diogo Gouveia, durante a cerimónia realizada dia 12 de outubro, no Museu do Oriente, em Lisboa.

O responsável da ANF evidenciou a capacidade das farmácias fazerem a diferença, nos locais mais remotos do país e com um quadro de profissionais altamente qualificados. Diogo Gouveia insistiu na disponibilidade das farmácias e farmacêuticos para apoiar o desenvolvimento de programas de saúde prioritários, numa articulação com o sistema de saúde que produz evidentes benefícios para as populações, como demonstra este projeto vencedor.

O serviço de testagem rápida por antigénio COVID-19 nas farmácias comunitárias iniciou-se em dezembro de 2020. Estiveram envolvidas cerca de 1.600 farmácias, distribuídas por todo o território nacional, que passaram por um processo de formação dos seus profissionais, adaptação das infraestruturas físicas, informáticas e de comunicação, culminando na disponibilização ao público de ferramentas de informação e agendamento.

Os números da ANF indicam que foram realizados 11,6 milhões de testes, até final de março deste ano, cerca de 61% dos TRAG realizados em Portugal até essa data. O serviço foi comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde até final do mês de setembro.

Link da fonte

Scroll to Top