A SPMS colaborou na promoção do “Dia Digital e Telessaúde”, uma iniciativa de aprendizagem e partilha de boas práticas da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULSRA), que decorreu no dia 24 de julho.
“É um dia de reflexão para desbravar novos caminhos”, salientou a presidente do Conselho de Administração da ULSRA, Margarida França, na sessão de abertura, destacando o apoio da SPMS na promoção e implementação da prestação de cuidados de saúde à distância. O agradecimento estendeu-se ao dinamizador da iniciativa, o médico e coordenador da Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC), José António Santos.
Na sua intervenção, o médico falou sobre o papel relevante dos grupos de sistemas de informação, da importância dos dados em saúde e da inovação, considerando que o “Dia Digital e Telessaúde” poderá ser replicado noutras Unidades Locais de Saúde, “com interação entre os profissionais de saúde, os doentes e os cuidadores”.
Coordenada por Rafael Franco, a Unidade de Inovação Digital apresentou as principais tecnologias e ferramentas digitais desenvolvidas pela SPMS. Rui Parreira e Ana Garcia destacaram as potencialidades das plataformas Live e Telecuidados e da aplicação Telemonit SNS 24, entre outros sistemas e soluções que promovem a telessaúde e acrescentam valor à prestação de cuidados de saúde.
E se a manhã foi dirigida aos profissionais de saúde da ULSRA, a tarde focou-se nos utentes e na divulgação das vantagens dos serviços digitais do SNS 24 e dos dispositivos de telemonitorização.
Resultante da parceria estratégica entre a SPMS e a ULSRA, o “Dia Digital e Telessaúde” foi uma iniciativa de boas práticas de sensibilização para a implementação eficaz da telessaúde no Serviço Nacional de Saúde.