Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Startups tecnológicas, inovação em saúde e cuidados centrados no paciente em debate no Cascais International Health Forum – SPMS

“O ecossistema de saúde está cada vez mais aberto à inovação e as barreiras estão a ser gradualmente reduzidas”, realçou Sandra Cavaca, presidente da SPMS, na sessão Startups de Tecnologia da Saúde e Inovação, inserida no Cascais International Health Forum. O evento decorre entre os dias 31 de maio a 1 de junho, no Centro de Congressos do Estoril.

Na sessão paralela coordenada por David Magboule, Ceo LabtoMarket, a presidente da SPMS debateu, com vários profissionais de saúde e investigadores, o papel que as startups de tecnologia da saúde desempenham na transformação do setor. “Estão na vanguarda da digitalização da saúde, desenvolvendo tecnologias que vão desde a telemedicina até a inteligência artificial aplicada ao diagnóstico e tratamento”, salientou Sandra Cavaca na sua intervenção.

Sendo a SPMS a central de compras públicas da saúde, a dirigente destacou “uma opção pouco explorada em Portugal no que toca à contratação pública que são as parcerias para a inovação”, adiantando que a SPMS está a estudar a melhor forma de colocar esta ferramenta ao serviço de quem quer inovar em Portugal.

Ao longo de dois dias preenchidos com sessões plenárias e paralelas, o Cascais International Health Forum impulsiona o debate, à escala mundial, sobre novas abordagens em saúde e soluções diferenciadoras.

Já durante a tarde do primeiro dia do evento, a SPMS participou em mais uma sessão paralela, coordenada por Bruno Almeida, diretor clínico adjunto da APDP. Sob o tema Cuidados Centrados no Paciente, Bruno Trigo, diretor de Arquitetura, Negócios e Dados, apresentou algumas das principais iniciativas que a SPMS desenvolve, focadas em melhorar o acesso e a prestação de cuidados de saúde ao utente.

Reunindo decisores políticos, profissionais de saúde, investigadores e inovadores dos vários cantos do mundo, o Cascais International Health Forum é um espaço de diálogo dinâmico, inclusivo e com visão de futuro no cruzamento entre a inovação tecnológica, a saúde global e os regulamentos de saúde.

Link da fonte

Scroll to Top