Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

SPMS participa na iniciativa europeia para melhoria da utilização secundária de dados de saúde – SPMS

No âmbito da implementação do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), a SPMS está a participar na ação conjunta TEHDAS2 – “Second Joint Action Towards the European Health Data Space”, um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia, que procura estabelecer diretrizes e especificações técnicas que serão comuns a todos os Estados-Membros da União Europeia, para a implementação de uma infraestrutura digital robusta destinada à utilização secundária de dados de saúde (EEDS2) para fins de investigação, inovação médica e regulamentação em saúde.

O projeto TEHDAS2 desempenhará um papel fundamental na harmonização dos requisitos tecnológicos necessários ao EEDS2. Com especial ênfase na melhoria da descoberta e da qualidade dos dados, esta ação procura também mitigar a fragmentação de dados de saúde a nível nacional e europeu, garantindo ambientes de processamento seguros para a partilha de dados. Para além disso, um dos principais objetivos desta ação consiste em fortalecer o papel do cidadão no EEDS2, reforçando o seu controlo sobre os dados de saúde que partilha.

A participação da SPMS nos grupos de trabalho dedicados à melhoria da descoberta de dados, à operacionalização do acesso a dados, e às especificações para ambientes de processamento seguro, permitirá alinhar o desenvolvimento da infraestrutura digital nacional para a utilização secundária de dados com os padrões estabelecidos pela UE.

Como resultado da sua participação, a SPMS contribuirá para acelerar a utilização secundária de dados de saúde a nível nacional e europeu. O objetivo é não só melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos e as decisões clínicas, mas também fortalecer a monitorização da saúde pública, procurando alcançar melhores resultados de saúde para os cidadãos e fortalecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O projeto TEHDAS2, que teve início no dia 1 de maio e terá a duração de 32 meses, é coordenado pela Sitra – “The Finnish Innovation Fund” e reúne 68 organizações de 30 países europeus.

Link da fonte

Scroll to Top