A SPMS recebeu nove comitivas internacionais, em 2024, num contexto que reforça a cooperação e a partilha de conhecimentos na área da saúde digital. Estas visitas estão alinhadas com a responsabilidade de Portugal, enquanto Estado-membro da União Europeia e participante em organizações internacionais, de promover a colaboração no setor da saúde.
Entre os meses de janeiro e setembro, a SPMS recebeu comitivas dos Estados Unidos da América, da Alemanha, da Costa Rica, de Moçambique e do Brasil. Da Roménia e da Dinamarca, vieram duas comitivas.
Para a SPMS, a receção de delegações estrangeiras constitui uma oportunidade para aprender com outras realidades e destacar os seus projetos no âmbito da transformação digital em saúde. Assim, estas interações fortalecem as relações bilaterais e geram um fluxo de conhecimento que permite não só apresentar os avanços nacionais, mas também avaliar e melhorar a maturidade digital do país.
Entre os temas que mais interesse têm vindo a despertar junto das comitivas está a estratégia omnicanal do SNS 24, que integra linha telefónica, aplicação móvel, portal e balcão, e tem vindo a garantir um acesso mais integrado ao Serviço Nacional de Saúde. Outro ponto de interesse é a telemedicina, que tem vindo a facilitar o acesso aos cuidados de saúde a nível nacional. Projetos como a “Prescrição Eletrónica Médica” e “Exames Sem Papel”, que promovem a interoperabilidade e a partilha de dados entre diferentes sistemas de saúde, também têm captado a atenção das delegações.
Além do interesse específico nestes projetos, as comitivas valorizam a experiência da SPMS na digitalização e procuram compreender como estas soluções podem ser adaptadas às suas realidades. Ao partilhar estas práticas, a SPMS reforça a sua rede de cooperação internacional e abre caminho para novas parcerias, consolidando a relevância de Portugal na área da saúde digital.