Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

SPMS inicia parceria com Costa Rica para alavancar saúde digital – SPMS

A SPMS estabeleceu uma parceria em saúde digital com a Costa Rica, no âmbito do programa de financiamento comunitário Technical Assistance and Information Exchange (TAIEX) da União Europeia (UE). A primeira visita técnica decorreu entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

Com a finalidade de identificar oportunidades de melhoria do projeto de saúde digital da Costa Rica, a SPMS contribuiu para identificar soluções e funcionalidades que podem ser aplicáveis ao sistema de informação do país –  “Expediente Digital Único de Saúde (EDUS)”, bem como as competências técnicas exigidas e melhorias necessárias à legislação vigente e, ainda, as condições específicas à implementação de novas funcionalidades.

Em representação da SPMS, Sara Fernandes, diretora da Direção de Planeamento e Desenvolvimento Organizacional, João Oliveira, diretor do Centro Nacional de TeleSaúde, Rafael Franco, coordenador da Unidade de Inovação Digital, e Celina Leite, coordenadora da Unidade de Gestão do Medicamento e do Dispositivo Médico, levaram conhecimento técnico e experiências de projetos e serviços digitais de saúde portugueses.

A equipa teve ainda oportunidade para conhecer projetos de inteligência artificial, modelos de previsão e a Unidade de Saúde Digital do país. A visita a um escritório do Ministério da Saúde, a um hospital e uma Unidade de Saúde Primária completaram a agenda de trabalho.

A SPMS, através desta visita técnica, contribuiu para reforçar as relações bilaterais de cooperação entre os dois países e para definir estratégias para futuras oportunidades de desenvolvimento de projetos conjuntos em matéria de serviços de saúde digitais.

Link da fonte

Scroll to Top