SPMS e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebram protocolo de colaboração – SPMS

A SPMS e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram esta terça-feira, 16 de julho, um protocolo de colaboração que visa fortalecer a cooperação entre as duas entidades em diversas áreas estratégicas no setor da saúde.

Na ocasião, foi ainda assinado, pela presidente do conselho de administração da SPMS, Sandra Cavaca, e pelo provedor da SCML, Paulo Sousa, o contrato de adesão da SCML aos instrumentos procedimentais especiais celebrados pela SPMS, para aquisição de produtos de saúde e de apoio e de bens e serviços de âmbito transversal.

Estes acordos marcam o início de uma parceria focada em várias frentes, com o objetivo de melhorar os serviços de saúde prestados à comunidade.

Através deste protocolo, a SCML terá acesso aos instrumentos procedimentais especiais desenvolvidos pela SPMS, incluindo acordos-quadro, sistemas de aquisição dinâmicos e catálogos eletrónicos. Estes recursos cobrem uma vasta gama de produtos e serviços, desde medicamentos e dispositivos médicos até bens e serviços transversais.

Adicionalmente, será realizada uma análise dos sistemas de informação atualmente em uso no SNS e geridos pela SPMS, com o intuito de avaliar a sua possível implementação e utilização pelos profissionais da SCML, procurando otimizar as atividades na área da saúde desenvolvidas pela Santa Casa.

Outro ponto crucial deste acordo é a capacitação dos profissionais de saúde da SCML nas áreas de cibersegurança, segurança da informação em saúde e proteção de dados. Este esforço incluirá formação específica e desenvolvimento de competências digitais, essenciais para a modernização dos serviços de saúde.

A promoção da literacia e inclusão digital tanto dos profissionais de saúde como dos cidadãos é também uma prioridade desta parceria. Serão dinamizadas várias iniciativas para alcançar este objetivo, garantindo que todos beneficiem das vantagens trazidas pelas novas tecnologias.

Esta colaboração entre a SPMS e a SCML traduz-se num passo importante para a inovação e melhoria contínua dos serviços de saúde em Portugal, refletindo um compromisso conjunto com a sustentabilidade e a eficiência no setor.

Link da fonte

Scroll to Top