Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

SPMS começa a distribuir 16 mil computadores nos Cuidados de Saúde Primários das ULS – SPMS

A SPMS começou hoje, dia 2 de fevereiro, a distribuição de computadores que vão modernizar os Cuidados de Saúde Primários das Unidades Locais de Saúde (ULS) de todo o país.

A ULS de Gaia/Espinho foi a primeira a receber 120 equipamentos informáticos, no âmbito do plano de modernização dos postos de trabalho dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua componente da Transição Digital da Saúde, coordenado pela SPMS.

Trata- se de um investimento superior a 10 milhões de euros, que vai substituir o parque informático dos Cuidados de Saúde Primários do SNS por equipamentos e dispositivos atuais, mais modernos e funcionais. No total, são cerca de 16 mil novos portáteis e desktops, que vão permitir às instituições melhorarem as condições de trabalho dos profissionais, designadamente no acesso e tratamento da informação.

“Fala-se muito de transição digital, mas a primeira coisa para que aconteça é a infraestrutura, sem ela nada avança”, explica a presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, que pretende assim dar um impulso para melhorar as condições de trabalho de quem está no terreno e assim “aumentar a segurança, melhorar o desempenho e a utilização das aplicações e dos sistemas de informação”.

Já para o presidente do Conselho de Administração da ULS de Gaia/Espinho, Rui Guimarães, “esta renovação permite que os profissionais estejam dotados de melhores meios, o que possibilita uma melhor resposta aos utentes, pois as soluções de mobilidade vão encontro da dinâmica que pretendemos nos cuidados de saúde primários, agora dotados de equipamentos que os permitem ir ao encontro dos utentes. De referir que esta unidade (USF Anta) teve o melhor resultado nacional ao nível do Índice de Desempenho Global (IDG) em 2022 – último ano analisado – e esta renovação é mais que merecida, pois têm atualmente condições de trabalho que têm de ser rapidamente melhoradas”.

Até ao final do primeiro trimestre deste ano, prevê-se que fique concluída a entrega dos novos equipamentos de informática às várias Unidades Locais de Saúde do país.

Link da fonte

Scroll to Top