O processo de compra foi concluído no início de julho, com a adjudicação de cerca de 2,6 milhões de doses da vacina contra a gripe sazonal. O investimento ascende a 22,5 milhões de euros.
A SPMS, enquanto entidade responsável pelo programa de compras centralizadas do SNS, liderou o processo aquisitivo da vacina antigripal para 55 entidades integradas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), bem como para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Todo o procedimento foi desenvolvido em articulação com a Direção-Geral da Saúde.
A aquisição centralizada permite assegurar eficiência, equidade no acesso e disponibilidade atempada de vacinas em todo o território nacional, reforçando a capacidade de resposta do SNS num dos períodos de maior pressão sobre os serviços de saúde (outono/inverno).
A campanha de vacinação contra a gripe continua a ser uma das principais medidas de saúde pública para prevenção de complicações graves, sobretudo em pessoas mais vulneráveis e com maior risco clínico. As vacinas reduzem o risco de doença grave, internamento e de morte associada a infeções respiratórias sazonais.
A SPMS fortalece, assim, o seu papel estratégico na área do aprovisionamento público em saúde, assegurando uma resposta coordenada e sustentável que fortalece a capacidade do sistema e contribui para proteger a saúde da população.