Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Semana mundial de consciencialização para as resistências antimicrobianas – Notícias


Para assinalar o início da Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana, que decorre até 24 de novembro, e o Dia Europeu do Antibiótico, que se assinala a 18 de novembro, várias organizações internacionais desenvolveram diferentes iniciativas de sensibilização para a problemática das resistências antimicrobianas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), com o tema “Divulgue a Conscientização, Pare a Resistência”, convida todas as partes interessadas da One Health, políticos, profissionais de saúde e o público em geral a serem os campeões da Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana, e partilha várias histórias, atividades, eventos e recursos que podem ser consultados na sua página aqui

Também a Federação Internacional Farmacêutica (FIP) organiza uma série especial de eventos regionais para debater a problemática das resistências microbianas, em que destacamos o evento da Região Europeia, que acontece dia 26 de novembro, pelas 14:00 horas, online. Neste evento, entre as iniciativas apresentadas está uma lista de verificação de prescrição de antimicrobianos para farmácia comunitária que foi desenvolvida, testada e refinada ao longo de um período de cinco anos para melhorar a administração de antibióticos no Reino Unido. Pode saber mais sobre o evento aqui.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC – siglas em inglês), por sua vez, publicou recentemente os dados de consumo de antibióticos na Europa durante a pandemia de COVID-19, o consumo de antimicrobianos durante 2020, bem como os dados sobre a resistência antimicrobiana na Europa em 2020.

Link da fonte

Scroll to Top