SClínico já está a funcionar em todas as unidades de Cuidados Primários – SPMS

O SClínico CSP 4.x, sistema de informação para os Cuidados de Saúde Primários, já está a funcionar em todas as unidades do SNS. É um avanço importante na transformação digital do setor da saúde.

A nova versão do SClínico para os Cuidados de Saúde Primários (CSP) foi implementada em todas as Unidades Locais de Saúde do país. O processo ficou concluído com a migração do Sistema de Informação Nacional de Unidades de Saúde (SINUS) na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, no final de julho.

O novo SClínico CSP 4.x apresenta melhorias tecnológicas e gráficas e inovações significativas no modelo de negócios dos CSP, nomeadamente ao nível de atos administrativos. Esta reestruturação traduz-se em ganhos relevantes para os profissionais de saúde, desde assistentes administrativos a enfermeiros e médicos.

A conclusão da migração na Unidade Local de Saúde de Matosinhos representa a descontinuidade total de quatro sistemas de informação obsoletos, designadamente o SINUS, a versão anterior do SClínico CSP, o UNO e o Módulo de Apoio para Registo de Taxas de Atos (MARTA).

A atualização tecnológica permitiu realizar a evolução da base de dados do SClínico para a versão 19 da Oracle e dos aplicacionais para a versão Forms 12.

Este projeto, iniciado há dois anos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), promove, assim, a uniformização do SClínico nos Cuidados de Saúde Primários, contribuindo para melhorar a prestação de cuidados de saúde e a experiência dos profissionais.

08_2024_NewsPROF_Site SPMS_Notícia 2

Link da fonte

Scroll to Top