Reunião plenária dos Órgãos Sociais da OF reforça pilares e estratégia para o mandato – Notícias


Decorreu ontem, dia 30 de setembro, na sede da Ordem dos Farmacêuticos (OF) em Lisboa, a primeira reunião plenária dos Órgãos Sociais da atual direção. Na sua intervenção, o Bastonário da OF, Helder Mota Filipe, reforçou os pilares que guiam este mandato: independência, proximidade, transparência e utilidade.

“Levamos muito a sério estes princípios, porque uma Ordem só faz sentido se for verdadeiramente independente, próxima dos seus membros, transparente nas suas ações e útil para os farmacêuticos, para a sociedade e para o Estado”, sublinhou o Bastonário.

Durante a reunião, foram também apresentadas as reformas estruturants em curso na OF, nomeadamente nas áreas da comunicação, transformação e transição digital e desenvolvimento profissional contínuo. Neste âmbito, foi igualmente anunciada a criação do Fundo de Apoio à Formação de Farmacêuticos Conducente ao Grau de Especialista, instrumento que reforça o compromisso da OF com a qualificação e diferenciação da profissão.

Entre os desafios atuais para a profissão, Helder Mota Filipe destacou a atratividade, a transformação e o desenvolvimento da carreira farmacêutica, a necessidade de normalização de boas práticas e a valorização de novas áreas de atuação profissional. Foi igualmente salientado o trabalho que a OF tem desenvolvido junto dos diferentes partidos políticos com assento parlamentar. 

A reunião contou também com a apresentação de Dário Bastos Martins, vice-presidente da Ordem, que partilhou as perceções dos farmacêuticos sobre a OF, sublinhando a importância de continuar a reforçar a utilidade e eficiência da instituição. 

O final da reunião ficou marcado pela palestra realizada pelo Prof. Doutor Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, intitulada  “Construir Pontes na Investigação: Academia, Indústria e Sociedade”.

Link da fonte

Scroll to Top