A Reunião Anual do Colégio de Indústria (RACI) 2024, organizada pelo Conselho do Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos (CCEIF-OF) decorreu em Viseu, entre os dias 11 e 13 de outubro, sob o tema “RACI Beyond Borders: Key Pharma Enablers to Global Competition”, juntando quase duas centenas de farmacêuticos e outros profissionais da área da Indústria Farmacêutica.
O primeiro painel de discussão da RACI 2024, logo após a sessão de abertura, em que participaram a presidente do CCEIF-OF, Paula Teixeira, e a vice-presidente da OF, Paula Teixeira, esteve subordinado ao tema “Staying Ahead: Ensuring Industry Competitiveness”. Moderado pelo membro do CCEIF-OF, António Bica, registou a participação do presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, que apresentou a visão do regulador sobre a competitividade da indústria farmacêutica nacional. Este contou também com as apresentações de Glenn Luís, diretor-geral da Fresenius Kabi, que traçou um panorama sobre os investimentos na indústria farmacêutica, e Manuel João Oliveira, diretor-geral da Iberfar, que explorou o papel do Qualified Person como um parceiro estratégico no setor.
O segundo dia concentrou-se nos temas da transformação digital, inteligência artificial e desafios na gestão da qualidade. No segundo painel de discussão do evento, moderado por Teresa Murta, do CCEIF-OF, foram discutidos avanços tecnológicos em sistemas baseados em IA, apresentados por Júlio Fonseca, da Primanota, e estratégias para a digitalização no setor, com Russel Coelho, da Vimachem, e Jessica Navarro, da Veeva, que abordou as oportunidades da transformação digital no atual quadro regulamentar.
No terceiro painel, moderado pela presidente do CCEIF-OF, Paula Teixeira, foram apresentadas diferentes trajetórias e percursos profissionais de diferentes gerações de Qualified Persons. Gabriela Lourenço, da Sidefarma, e José Machado, da Bial, partilharam perspetivas sobre a liderança e os desafios profissionais num ambiente cada vez mais digital. No painel seguinte, moderado por Bruno Morgado, também do CCEIF-OF, foram abordados temas relacionados com a introdução de novos produtos e o cumprimento das boas práticas de fabrico e sustentabilidade, com apresentações a cargo de Hugo Almeida, consultor independente, André Luz, da Owlpharma. No último painel do segundo dia de trabalhos, moderado por João Lopes, do CCEIF-OF, foram igualmente exploradas as boas práticas de fabrico, com a participação de Miguel Fagundes, da TecnhnoPage, e Burkhard Schmidt, da Agrosistema, que apresentaram diferentes perspetivas sobre tecnologias avançadas de fabricação e certificação de lotes.
O terceiro dia deu destaque às responsabilidades éticas e sociais no setor, com um painel moderado por Elvira Raposo e Margarida Henriques, ambas do CCEIF-OF, e apresentações do diretor-geral da Valormed, Luís Figueiredo, e Paula Martins, da Recipharm, que enfatizaram o impacto sustentável e a importância das práticas ESG (Environmental, Social, and Governance).
Durante a sessão de encerramento, que registou a participação da presidente do CCEIF-OF, Paula Teixeira, e do bastonário da OF, Helder Mota Filipe, foram entregues os tradicionais Pins de Ouro e Prata do Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica, que reconhecem os anos de dedicação à especialidade de Indústria Farmacêutica. Luís Figueiredo foi agraciado com o Pin de Ouro, pelo 25 anos de especialidade, enquanto nove outros farmacêuticos receberam o Pin de Prata, correspondente aos 10 anos de especialidade. Um dos momentos de maior destaque foi também a atribuição do prémio ao melhor trabalho apresentado sob a forma de póster durante esta edição da RACI. “The Challenges of Radiopharmaceuticals’ Batch Release”, dos autores Joana Morgado, Olga Reis, Joana Sobrado e Ricardo Ferreira, que destaca os desafios específicos na libertação de lotes de radiofármacos, foi o trabalho distinguido pelos participantes, que votaram no melhor póster.
Os três dias do evento ficaram também marcados por várias oportunidades de networking e convívio entre farmacêuticos de indústria e outros profissionais do setor. Uma nota final para a apresentação do livro comemorativo dos 40 anos do CCEIF-OF, da autoria dos anteriores membros do CCEIF-OF, cuja apresentação esteve a cargo do diretor do Museu de Farmácia de Lisboa, João Neto.
A RACI 2024 reafirmou seu papel como um espaço essencial para discussão, desenvolvimento profissional e inovação na Indústria Farmacêutica. O evento destacou a relevância das funções e responsabilidades dos farmacêuticos como Qualified Persons nas unidades de produção de medicamentos cenário global e apresentou soluções tecnológicas e práticas éticas que são fundamentais para o futuro competitivo e sustentável do setor.
A próxima edição da RACI, em 2025, está agendada para os dias 10, 11 e 12 de outubro.