A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) divulgou o mapa de vagas para a próxima edição da Residência Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS), verificando-se um aumento considerável do número de vagas disponibilizadas para a especialização em Farmácia Hospitalar. Ao todo, o programa da Residência Farmacêutica para 2025 disponibiliza 181 vagas para farmacêuticos, mais 42 vagas do que na última edição.
O mapa disponibilizado pela ACSS integra oito novas vagas, em instituições e áreas funcionais com idoneidade formativa, com particular relevo para as regiões autónomas. O Serviço Regional de Saúde da Madeira dispõe agora de idoneidade formativa para a área das Análises Clínicas, o mesmo acontecendo no Hospital do Divino Espírito Santo e no Hospital da Horta. A maioria das unidades de saúde (36) mantém o número de vagas disponibilizadas no ano passado. Em 26, regista-se um aumento de vagas ou de áreas com idoneidade formativa.
O mapa agora divulgado atualiza a informação disponibilizada pela ACSS em agosto, com diminuição do número de vagas na Unidade Local de Saúde de Coimbra, que passa de cinco vagas para duas vagas em Farmácia Hospitalar. O número total mantém-se, contudo, inalterado, devido à redistribuição destas três vagas pelas ULS da Cova da Beira, da Região de Leiria e Hospital de Cascais.