Residência Farmacêutica com mais 42 vagas em 2025 – Notícias


A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) divulgou o mapa de vagas para a próxima edição da Residência Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS), verificando-se um aumento considerável do número de vagas disponibilizadas para a especialização em Farmácia Hospitalar. Ao todo, o programa da Residência Farmacêutica para 2025 disponibiliza 181 vagas para farmacêuticos, mais 42 vagas do que na última edição.

O número total de vagas aumenta de 139 para 181, a grande maioria das quais em Farmácia Comunitária, em que se regista um aumento de 46 vagas. Em contraste, as áreas das Análises Clínicas (31 vagas) e da Genética Humana (8) registam ambas uma redução de duas vagas.

O mapa disponibilizado pela ACSS integra oito novas vagas, em instituições e áreas funcionais com idoneidade formativa, com particular relevo para as regiões autónomas. O Serviço Regional de Saúde da Madeira dispõe agora de idoneidade formativa para a área das Análises Clínicas, o mesmo acontecendo no Hospital do Divino Espírito Santo e no Hospital da Horta. A maioria das unidades de saúde (36) mantém o número de vagas disponibilizadas no ano passado. Em 26, regista-se um aumento de vagas ou  de áreas com idoneidade formativa.

Pelo contrário, existem quatro áreas/instituições com diminuição do número de vagas, maioritariamente em grandes hospitais). Em seis instituições deixa de existir vaga em uma área, duas quais são as administrações regionais de saúde que foram, entretanto, extintas.

O mapa agora divulgado atualiza a informação disponibilizada pela ACSS em agosto, com diminuição do número de vagas na Unidade Local de Saúde de Coimbra, que passa de cinco vagas para duas vagas em Farmácia Hospitalar. O número total mantém-se, contudo, inalterado, devido à redistribuição destas três vagas pelas ULS da Cova da Beira, da Região de Leiria e Hospital de Cascais.

Link da fonte

Scroll to Top