Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Reguladores promovem campanha #MedSafetyWeek – Notícias


Mais de 80 autoridades reguladoras nacionaods de medicamentos participam este ano na campanha #MedSafetyWeek, uma iniciativa internacional liderada pelo Uppsala Monitoring Center (Collaborating Center for International Drug Monitoring da Organização Mundial de Saúde), com a participação do Infarmed, que visa aumentar a consciencialização para a notificação de suspeitas de reações adversas a medicamentos.

Na sua 7.ª edição, a campanha #MedSafetyWeek, está focada no papel fundamental de cada profissional de saúde, utente e cuidador que relata um efeito adversos suspeito e contribui para a utilização segura de medicamentos.

“Apesar de seguros e eficazes, todos os medicamentos podem causar efeitos secundários, pelo que existem medidas em vigor, de forma a monitorizar continuamente a sua segurança após a sua colocação no mercado. O objetivo desta monitorização de segurança é obter mais informações sobre os efeitos adversos, conhecidos ou novos”, explica o Infarmed, citado em comunicado.

Para o efeito, a autoridade reguladora nacional disponibiliza o Portal RAM, onde “recebe, organiza e analisa notificações de suspeitas de reações adversas a medicamentos”.

O Infarmed explica inda que “os relatórios de notificação ajudam a identificar novas suspeitas de reações adversas a medicamentos ou problemas de segurança sérios e inesperados, e a obter mais informações sobre os efeitos já conhecidos”.

Com a participação nesta campanha, o Infarmed espera incentivar a notificação de suspeitas de reações adversas a medicamentos, e assim contribuir para “melhorar a segurança dos medicamentos”.




 

Link da fonte

Scroll to Top