Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Próxima Prova de Ingresso na Residência Farmacêutica a 28 de setembro – Notícias


A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) anunciou a data da próxima Prova de Ingresso na Residência Farmacêutica (PIRF), marcada para 28 de setembro. A prova realiza-se simultaneamente em Lisboa, Porto, Coimbra e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, a partir das 11:00 horas (horas de Portugal Continental).

O acesso à Residência Farmacêutica é feito através da realização desta prova de ingresso, que consiste numa avaliação dos conhecimentos técnico-científicos dos farmacêuticos que pretendem ingressar no programa da Residência Farmacêutica, numa das três áreas de exercício profissional – Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e Genética Humana.

Consulte aqui as matérias da Prova de Ingresso.

Consulte aqui as FAQs relativas à Prova de Ingresso.

Consulte aqui o guia de orientações para a Prova de Ingresso.

A PIRF é uma prova pública, de âmbito nacional, obrigatória para todos os candidatos admitidos no procedimento concursal para ingresso no programa da Residência Farmacêutica.

A prova tem a duração de 120 minutos e é composta por 100 perguntas de escolha múltipla sobre as matérias definidas pelo júri de prova. A ACSS divulgou também a matriz com as matérias da prova deste ano e a respetiva bibliografia de apoio. Os candidatos podem também consultar os enunciados da Prova de Ingresso do ano passado.

No ano passado, foram disponibilizadas 143 vagas para um total de 316 candidatos. O primeiro programa da Residência Farmacêutica teve início em janeiro deste ano, com a colocação e ingresso dos primeiros farmacêuticos residentes em diversas unidades e serviços de saúde de todo o país.

Consulte aqui o Guia do Residente Farmacêutico.

Para mais informações sobre sobre a Residência Farmacêutica consulte a página da ACSS.

Link da fonte

Scroll to Top