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Proteger as crianças e jovens das táticas predatórias da indústria do tabaco – Notícias


Assinala-se hoje, dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), através da Comissão de Trabalho de Tabagismo, lançou uma campanha de sensibilização para o impacto nocivo dos novos produtos de tabaco e nicotina e para o marketing perverso da indústria que alicia crianças e adolescentes a usar estes produtos.

A SPP denuncia “uma rede de influencers digitais pagos pela indústria para promover expressamente os seus produtos. Por outro lado, a indústria interfere na tomada de decisão política, fazendo lobby nos governos e decisores políticos, impedindo que sejam implementadas políticas públicas preventivas”.

Portugal está na cauda da Europa relativamente à prevenção e controlo do tabagismo, devendo acelerar a implementação das medidas da Convenção-Quadro da Organização Mundial de Saúde para o Controlo do Tabaco (CQCT) e regular eficazmente os novos produtos como tabaco aquecido, shisha e vapes.

Os dados mais recentes do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) revela que o consumo de tabaco se mantem muito elevado nos adultos, progredindo até à idade média e só baixando significativamente a partir dos 65 anos, sobretudo entre as mulheres.

O consumo nos jovens é mais baixo do que nos adultos, pois neste grupo etário ainda se está a estabelecer a progressão do uso ocasional para o uso regular e/ou diário, além da disponibilidade financeira para a aquisição de tabaco ser mais baixa.

Neste contexto, lançou uma campanha nas redes sociais, divulgando uma série de imagens e vídeos dirigidos aos jovens, com mensagens claras e impactantes sobre os novos produtos do tabaco/nicotina e o marketing perverso da indústria que alicia crianças e adolescentes nas redes sociais a usar estes produtos.

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